sábado, 18 de julho de 2009


* Luzes artificiais também fazem mal à pele

Olá...
bom pessoal, não sei se já comentei aqui, mas até alguns anos atrás, eu adorava ficar horas me bronzeando ao sol! O que importava eram as marquinhas do biquini, e eu pouco me preocupava com protetores solares... apesar de ter a pele clara, nunca fui de ficar vermelha ou ter queimaduras solares, o que agravava ainda mais minha displicência. Não sentia os efeitos e achava que poderia mesmo abusar!
O tempo passou e eu comecei a ter mais cuidados, principalmente depois de começar meus tratamentos dermatológicos. Hoje não saio mais de casa sem protetor solar fator 30, faça chuva ou faça sol, e acostumei a usar o produto até durante a noite e em ambientes fechados.
Mesmo sem me ser recomendado ou sem eu ter informações específicas a respeito, eu acreditava que mesmo as luzes das lâmpadas poderiam prejudicar minha pele.


E não é que hoje achei um artigo a respeito do assunto?!


"A luz do computador ou de lâmpadas fluorescentes pode manchar a pele. Chamada luz visível, esse tipo de radiação, que também é emitida pelo sol, causa alterações no DNA da pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB). A conclusão é de uma revisão de estudos publicada na revista Photochemistry and Photobiology". (Folha de S. Paulo)


Como foi dito acima, a luz visível não deve ser confundida com os raios ultravioleta. A Luz visível, como o próprio nome diz, é a porção de luz que o olho humano é capaz de perceber, já que provoca estímulo à retina. Os raios UVA e UVB fazem parte de um espectro invisível.
A luz visível representa cerca de 40 a 45% do total de radiação que recebemos do sol (sem contar fontes artificiais, como as lâmpadas), enquanto a radiação ultravioleta representa de 5 a 10% e a radiação infravermelha, 50%.
Resultados de pesquisas apontam o papel da luz visível na hiperpigmentação da pele, ou seja, sua influência no aparecimento de manchas como o melasma, melanoses solares (manchas marrons comuns nas mãos e faces e normalmente chamadas de manchas senis), manchas após procedimentos dermatológicos e manchas em cicatrizes de acne. Ela seria responsável também pela produção de 1/3 de radicais livres produzidos a partir dos raios solares, os quais tem papel evidente no processo de envelhecimento cutâneo (a luz UV é responsável pelos 2/3 restantes do dano oxidativo).
Os prejuízos causados pela exposição à luz visível em ambientes fechados é bem menos prejudicial do que a exposição à luz solar em si (8 horas de luz artificial são equivalentes a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar em um dia de verão), porém, especialistas afirmam que pessoas que estão sob tratamentos de pele (como peeling e laser) ou que têm doenças desencadeadas pelo sol (como o lúpus) devem se proteger.


Como nem tudo é perfeito e apesar de minha intuição estar certa e ser recomendado o uso de proteção solar em todas as épocas do ano, os protetores solares com os quais estamos acostumados (filtros químicos) protegem apenas contra os raios ultravioletas.
O único tipo de produto que bloqueia o efeito da luz visível na pele são os filtros físicos, que refletem e dispersam a energia da luz, construindo uma barreira física às radiações solares; ou seja, temos aí um probleminha: tais filtros físicos são aqueles opacos, que não são absorvidos totalmente e deixam o rosto todo branco, parecendo máscara... fica um pouco difícil para quem trabalha em escritório o dia todo, por exemplo, passar o dia com o rostinho branco!!! :S
Um recurso interessante são as bases que contêm proteção solar em sua fórmula. Além de auxiliar na correção das imperfeições da pele, combinam os filtros físico e químico simultaneamente. E não é porque é BASE que pode ser usada só pelas mulheres, hein meninos?!

De qualquer maneira, também não há motivo para pânico. A luz visível não causa câncer e deve ser motivo de preocupação apenas para pessoas portadoras de doenças que podem ser desencadeadas pela exposição solar, como o lúpus.
Mesmo assim, vale a dica!! Não vamos ficar escravos dela, mas saber um pouco a respeito nunca é demais! O que der para ser feito, que seja feito, na medida do possível!!!
Ah... não esqueçam dos chapéus e bonés nos dias de praia e caminhada!!!!

Nossa saúde e beleza agradecem!


Bjos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!!! As respostas aos comentários serão dadas no próprio post!! Bjos!!!